Cremos no Reino de Deus Já


O Reino de Cristo
Dr. Greg L. Bahnsen
Tradução: Felipe Sabino de Araújo Neto

Cremos


A Escritura nos ensina que quando Cristo veio a esse mundo, Ele veio para estabelecer Seu reino salvador entre os homens. Após Sua morte e ressurreição para a salvação do Seu povo, Ele subiu à mão direita de Deus para ser entronizado como Rei sobre toda criação. No curso de tempo antes do Seu retorno glorioso, Cristo estenderá gradual, mas poderosamente a influência salvífica do Seu reino por meio da obra do Espírito Santo, com o resultado que a vasta maioria dos homens em todas as nações chegará à fé e exercerá uma influência santificadora em todas as áreas da vida.

Em Mateus 12:28 Cristo provou que o reino de Deus tinha chegado, pois Ele estava expulsando demônios pelo poder do Espírito de Deus – indicando através disso que o homem forte, Satanás, tinha sido aprisionado (v.29; cf. Apocalipse 20:2).

O livro de Hebreus nos diz que, por causa de Sua obra redentora, Cristo foi “coroado de glória e de honra”, tendo “se assentado à destra da Majestade nas alturas” (1:3; 2:9). Como o Rei entronizado, Cristo espera que o mundo todo seja lhe sujeitado. “Mas este, havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, está assentado à destra de Deus, daqui em diante esperando até que os seus inimigos sejam postos por escabelo de seus pés” (Hebreus 10:12-13). Cristo o Filho é assegurado pelo Pai: “Pede-me, e eu te darei os gentios por herança, e os fins da terra por tua possessão” (Salmos 2:8).

Conseqüentemente, o reino de Deus crescerá a partir de pequenos princípios até tornar-se muito grande – como uma semente de mostarda (Mateus 13:31-32). Ele permeia tudo da vida – como o levedo na massa
(Mateus 13:33). Cristo enviou a igreja para discipular as nações (Mateus 28:18-20), e as portas do inferno não prevalecerão contra a igreja, visto que é edificada pelo Senhor (Mateus 16:19).

Eventualmente, a verdadeira religião abrangerá o mundo, “desde o nascente do sol até ao poente” (Malaquias 1:11). Todos os confins da terra  finalmente se voltarão para Jeová (Salmo 22:27), e “a terra se encherá do conhecimento do SENHOR, como as águas cobrem o mar” (Isaías 1:9). Nesse dia cada aspecto da vida será consagrado ao Senhor – até mesmo as campainhas dos cavalos dirá “SANTIDADE AO SENHOR” sobre elas (Zacarias 14:20). A justiça será vitoriosa (Mateus 12:20; cf. Salmo 72), e as
nações serão instruídas na lei de Deus, ao invés de aprenderem a guerrear (Isaías 2:2-4).

Análise

Pergunta: Mas a Bíblia não diz que nenhuma dessas coisas pode acontecer no mundo caído, até que Jesus venha de novo? O reino de Deus requer o rei de Deus.


Resposta: É verdade que a Bíblia nos ensina que o pecado, incredulidade e rebelião contra o Senhor não podem ser vencidos neste mundo caído, até que o Rei chegue. Mas ela nos ensina também que o Rei já
chegou – e naquele tempo estabeleceu Seu reino sobre a terra. Ele não partiu deste mundo como um derrotado, abandonando um trono e qualquer esperança para o reino no tempo presente. Ele deixou este mundo como vitorioso (Efésios 1:19-23; cf. 2 Coríntios 2:14), precisamente para ser entronizado como Rei sobre o Seu reino. Àqueles que dizem “nenhum reino sem um rei, dizemos “O Rei já chegou!”. Apenas reflita sobre as comoventes palavras do hino “Joy to the World” (Alegria para oMundo): Que a terra receba o seu Rei! Cristo veio para fazer as nações provarem as maravilhas do Seu amor – e fazer Suas bênçãos fluírem onde quer que a maldição seja encontrada.

Pergunta: Apocalipse 20 não diz que o milênio – o tempo do reino de Deus sobre a terra – não acontecerá até que Jesus venha de novo?


Resposta: Na verdade, Apocalipse 20 nos mostra que o milênio começou no tempo que Jesus veio pela primeira vez – quando o poderoso Mensageiro (“anjo”) do céu desceu e aprisionou Satanás, para que ele não mais ensinasse as nações (Apocalipse 20:1-3). Isso aconteceu na primeira vinda do nosso Senhor. Ele veio do céu para aprisionar o homem forte, Satanás (Mateus 12:28-29), e pelo evangelho o impede de enganar as nações (Mateus 28:18-20). Apocalipse 20 identifica o tempo do milênio como o tempo da “primeira ressurreição” (v. 5). Jesus ensinou que haverá duas ressurreições (João 5:25-29). A primeira ressurreição ocorre quando aqueles que estão espiritualmente mortos ouvem a voz do Filho de Deus no evangelho, e são ressuscitados para a nova vida. Assim, Paulo falou de crentes que tinham estado mortos em delitos e pecados como tendo ressuscitado com Cristo (Efésios 2:1, 6). A segunda ressurreição acontece quando todos os homens, os salvos e perdidos, são fisicamente ressuscitados dos túmulos para o juízo final
(João 5:28-29). Assim, então, essa era atual – o tempo da primeira ressurreição – é biblicamente identificada como a era do milênio. Finalmente, Apocalipse 20 ensina que após o milênio terminar, aqueles que se rebelaram contra Cristo serão destruídos com “fogo do céu” (v. 9) – que é uma figura de linguagem bíblica familiar para o retorno de Jesus Cristo (e.g., 2 Tessalonicenses 1:7-8; 2 Pedro 3:7). Portanto, de acordo com
Apocalipse 20, o retorno de Cristo será após o milênio (pós-milenismo).

Pergunta: Como pode ser esperado crer que este mundo ficará melhor, quando vemos todos os efeitos horríveis do pecado e da incredulidade ao nosso redor hoje?


Resposta: A mesma questão poderia ser feita sobre conversões individuais e sobre crescimento individual na graça. Quando vemos quão horrível e poderosa é a incredulidade no homem não regenerado, como
podemos crer que alguém pode ser salvo e santificado? Bem, a resposta em ambos os casos é que Deus é soberano e pela obra poderosa do Seu Espírito Santo os homens podem ser regenerados, receber o dom da fé, e crescer em santidade. Se Deus pode fazer isso para um homem, Ele com certeza pode fazê-lo para muitos. Não há limite para o Seu poder. Quando temos pouca fé que Deus pode ou irá fazer o que Ele
prometeu, precisamos abandonar nossos conceitos pequenos e entendimento finito, e descansar inteiramente sobre a verdade da Sua santa palavra. A Escritura nos assegura: “Do aumento deste principado e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o firmar e o fortificar com juízo e com justiça, desde agora e para sempre; o zelo do SENHOR dos Exércitos fará isto” (Isaías 9:7).